Zoológico Municipal

O Zoológico de Curitiba primeiramente funcionava no centro da cidade, dentro do Passeio Público, que hoje abriga somente alguns animais de pequeno porte.

O espaço atual foi inaugurado em 1.982 num dos setores do Parque Iguaçu e abriga mais de 2.000 espécies de animais de pequeno e grande porte.

O local é super movimentado nos fins de semana e tem muito espaço verde para descanso, trilhas para caminhada, estacionamentos gratuitos para carros e bicicletas, lanchonete e sanitários.

O zoológico também tem vários programas de reprodução de espécies com ênfase em animais nativos ou que estão em risco de extinção. Nas fotos abaixo podem ser observados filhotes de hipopótamo e de lhama.

hipopotamo

lhama

O Zoológico também abriga vários animais exóticos, como o Casuar, por exemplo – um parente do avestruz originário da Austrália que tem um visual muito interessante.

casuar

Um animal belíssimo que também pode ser encontrado por lá é a Harpia, uma ave da região Amazônica super imponente e que atualmente está ameaçada pela caça predatória e pelo desmatamento.

harpia

Existe uma infinidade de animais no parque que podem ser observados durante o horário de visitação, mas é importante saber que alguns são recolhidos um pouco mais cedo, então é interessante visitar o local de preferência antes das 15 horas para ter a oportunidade de ver estes animais de perto.

zoologico1

cisnes

O acesso ao zoológico é feito por uma estrada arborizada e bem conservada, como se pode observar pelo vídeo a seguir.

O Zoológico Municipal de Curitiba fica localizado no bairro Alto Boqueirão, na divisa com o município de São José dos Pinhais. A entrada é gratuita e fica aberto de terça a domingo das 09:00 às 17:00.