Torre panorâmica

 

A torre panorâmica tem 109 metros de altura e fica localizada no ponto mais alto de Curitiba, ou seja, a aproximadamente 1050 metros do nível do mar. Foi construída no ano de 1991 pela então estatal Telepar (Telecomunicações do Paraná), que era a única empresa de telefonia do Estado – sendo hoje de propriedade da empresa Oi em razão da privatização.

É a única torre de telefonia do Brasil que possui um mirante para visitação equivalente a altura de um prédio de 40 andares, de onde se pode ter uma visão da cidade em 360º. Também possui em seu interior um um painel de concreto elaborado pelo artista curitibano Poty Lazzarotto.

poty lazaroto torre telepar curitiba - Copia

Na vista sudoeste e oeste, é possível visualizar ao fundo os parques Barigui (falo especificamente sobre ele neste post) e Tingui, bem como o bairro Campo Comprido.

parque barigui curitiba - Copia

Na parte sul, podem ser observados os bairros Bigorrilho, Campina do Siqueira, Fazendinha e Cidade Industrial. É uma região nobre de Curitiba que está em constante crescimento.

champagnat curitiba - Copia

Na parte sudeste da cidade se avista os tradicionais bairros do Água Verde e Batel, famosos pelos bares e restaurantes mais frequentados de Curitiba.

agua verde batel curitiba - Copia

Na vista leste se observa o centro da cidade, bem como os bairros do Rebouças, São Francisco e Tarumã. Ao fundo (bem ao fundo) pode se visualizar a estufa do Jardim Botânico.

curitiba jardim botanico rebouças leste - Copia

Na parte nordeste, estão os bairros do São Lourenço e Centro Cívico, onde está localizada a Prefeitura de Curitiba e também a maior parte dos órgãos do Poder Legislativo e Judiciário.

centro civico saõ lourenço curitiba - Copia

Na vista norte se pode visualizar os bairros das Mercês, Alto da Glória e Bacacheri.

merces alto da gloria bacacheri curitiba - Copia

A torre panorâmica oferece um passeio rápido e quem não conhece a cidade pode ter uma visão geral dos principais pontos de Curitiba. O ingresso é barato e o local tem uma exposição permanente de aparelhos antigos de telefonia.

O endereço é Rua Prof. Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês e o horário de funcionamento é de terça a domingo das 10:00 às 19:00.

 

Deixe um comentário