Bosque Estadual João Paulo II (Bosque do Papa)

O Bosque do Papa foi inaugurado no ano de 1980 em homenagem ao Papa João Paulo II, logo após a sua visita a Curitiba. Tem 48.000m² de extensão e possui uma reserva de mata atlântica que abriga cerca de 300 araucárias.

Em meio ao bosque foi construído o Memorial da Imigração Polonesa, que mostra um pouco da cultura, das tradições, das casas e do estilo de vida dos imigrantes poloneses que chegaram em Curitiba no ano de 1871, inclusive com alguns equipamentos utilizados naquela época.

Bosque do Papa

Bosque do papa

Uma das 7 casas de madeira existentes no local é a Capela de Nossa Senhora de Czestochowa, em homenagem à padroeira da Polônia.

Capela de Nossa Senhora de Czestochowa

Capela de Nossa Senhora de Czestochowa

No bosque também tem uma loja de artesanato com artigos de origem polonesa.

bosquepapa

bosquepapa7

É um local tranquilo para se fazer um piquenique com a família, caminhar pelas trilhas, aproveitar a ciclovia, assistir a uma das apresentações dos grupos folclóricos em determinadas datas festivas ou provar algumas delícias da culinária polonesa na Kawiarnia Krakowiak, uma casa de chá localizada bem na entrada do Bosque.

Bosque do papa

Bosque do papa

O Bosque do Papa fica localizado na Rua Nicolo Paganini com a Rua Schubert, no bairro Vista Alegre e está aberto para visitação diariamente das 6:00 às 20:00. Já o memorial abre nas segundas das 13:30 às 18:00 e de terça a domingo das 09:00 às 18:00.

 

Deixe um comentário